FAQ – Perguntas Frequentes

O projeto é a base de todo o investimento, somente um bom projeto faz valer a pena todo o investimento dispendido. É necessário profissionais experientes e criativos para obter o melhor resultado. A HAUS tem em seu portfólio (http://www.hausarquitetura.com.br/projetos-2/) uma série de projetos e obras executadas, temos uma equipe que realiza um acompanhamento intenso de nossas obras, o que proporciona melhoria continua nos nossos projetos e processos, justamente por isso, o nosso portfólio é ilustrado por fotos reais, o que evidencia nosso know-how e garante que a obra final seja condizente com o projeto idealizado. Temos experiencias em diversos tipos de obras (residencial, comercial, etc.) e com tecnologias distintas, desde alvenaria (convencional e estrutural) até sistemas construtivos inovadores de aço, tais como Steel Frame e Estrutura Metálica e outros como EPS, podendo inclusive mesclar os sistemas para obter a melhor solução para o seu projeto.

O propósito da HAUS é prestar um serviço personalizado, adequado a cada cliente, projetando e planejando o sonho do cliente, orientando e estando disponível para consultas e solicitações.

(1º) Primeiro, sem compromisso, é realizada uma reunião presencial/entrevista com o cliente, para entender os anseios da construção, chamamos a isso de programa arquitetônico, depois (2º) é apresentado uma proposta de serviço/orçamento, havendo o aceite pelo cliente, iniciamos os estudos, se necessário nova reuniões são marcadas para alinhar ao máximo as expectativas do cliente para o projeto, nesse momento é importante conhecermos pessoalmente o lote, local de implantação da construção ou até mesmo, quando possível, auxiliar o cliente na aquisição do melhor lote, orientando sobre topografia, insolação, etc, posterior a isso, solicitaremos toda a documentação relativa ao imóvel e aos proprietários, tais como escritura/contrato, documentos pessoais, levantamento planialtimétrico e outros, (3º) após o período de desenvolvimento é apresentado o anteprojeto arquitetônico, os quais, (4º) podem sofrer revisões, (5º) após o projeto aceito pelo cliente procedemos as aprovações nos órgãos competentes (prefeitura, condomínios, etc), executando os projetos e acompanhando todo o tramite de aprovação, após esta, (6º) realizamos o projeto executivo e em seguida, (7º) os projetos complementares, dando encerrada as etapas de projeto estando a obra apta a iniciar. Por ser um fluxo extenso e com bastante informação, temos uma excelente organização e controle interno próprio, que garante que as informações sejam todas repassadas ao cliente e ao projeto em tempo real.

Após a conclusão dos projetos, sem compromisso, a HAUS apresenta uma proposta de execução da obra, normalmente baseada na modalidade de preço fechado (turn key), além do orçamento a proposta é acompanhada de um memorial descritivo detalhado, planilha orçamentária e de um cronograma físico financeiro, documentos que especificam o escopo e tempo demandados para a construção. Visando viabilizar a obra, podemos auxiliar o cliente na obtenção de crédito imobiliário para a construção.

Em sua primeira fase, conhecido por anteprojeto arquitetônico, o projeto ilustra a implantação da edificação no lote, com a apresentação dos pavimentos em planta baixa, contendo as medidas internas e externas, sugestão de layout de móveis e confecção de perspectiva eletrônica para visualização foto-realística das fachadas da construção. No projeto legal, de aprovação, o projeto é formatado de acordo com a revisão final e o exigido para cada órgão competente. Por último, o projeto executivo, é um projeto mais técnico, apresenta os detalhes construtivos da planta baixa, cortes, elevações, planta baixa da cobertura e esquadrias.

A sustentabilidade podem ser aplicada no projeto em diferentes níveis, desde o estudo do lote e entorno visando uma eficiência energética de forma passiva até aplicar equipamento e soluções, tais como cisterna, sistema solar para água ou fotovoltaico, que visem diminuir o impacto ambiental, sempre orientando o cliente quanto ao investimento e tempo de retorno (payback) até auxilia-lo na obtenção de isenção fiscal que alguns desses itens proporcionam, viabilizando ainda mais suas aplicações.

O levantamento planialtimétrico é um levantamento realizado por engenheiro agrimensor ou técnico em agrimensura, tem a finalidade de passar para o papel as informações verificas no lote, tais como medidas reais versus as medidas de escritura, a topografia (alturas e caimentos), obstáculos, como arvores, postes, tampas, etc, e a situação dos vizinhos, lote construído, vazio, vielas, além de posicionar o norte magnético. Com essas informações, além de sanar algumas exigências legais, um bom arquiteto as utiliza para projetar a construção, visando melhorar o posicionamento em relação aos vizinhos, obstáculos, insolação e nível de implantação da construção.

Damos esse nome aos projetos que sucedem o projeto arquitetônico, incluem ao menos o projeto estrutural, elétrico e hidráulico, mas pode se somar, quando for o caso, a projeto de irrigação, automação, segurança, entre outros.
Esses projetos não devem ser confundidos com layouts, ou seja, anteprojetos superficiais, como locação de pontos elétricos, por exemplo, que suprimem informações relevantes a execução dos serviços e delegam a definição de especificações para mãos não habilitadas para tal.

Quando devidamente realizados, esses projetos são essenciais para um bom planejamento e execução, garantem a segurança da estrutura e instalações, servem como documentação para manutenção ou comercialização do imóvel e possibilitam economias na execução e na aquisição dos materiais que compõem esses projetos, tornando-se assim um ótimo investimento. Com sua experiencia a HAUS realiza a compatibilização desses projetos, ou seja, integra-os em um só, procedendo revisões nesses projetos e até mesmo no arquitetônico quando necessário, para evitar interferências e retrabalhos muito comuns em obras que não executam esse procedimento.

Sondagem de solo é a análise de solo, feita no terreno, por empresa especializada, que verifica a resistência do solo e outros aspectos, como presença de lençol freático, característica do solo, etc. Estas informações são vitais para um projeto de estrutura bem racionalizado.